Segundo Evandro Sousa, a agenda do ex-presidente no estado não está privilegiando politicamente o PT maranhense, mas sim o governador Flávio Dino, o que, na avaliação do petista é erro estratégico do partido e da atual direção.

A Caravana do PT com o ex-presidente Lula no Maranhão está prevista para acontecer entre os dias 3 e 5 setembro próximo e faz parte do Projeto Lula pelo Brasil: Da Bahia ao Maranhão, com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos, conforme informa o site oficial do projeto.

Evandro Sousa.

Ocorre que há petistas inconformados com o formato político que está sendo construído quando da passagem de Lula pelo Maranhão, como é o caso do ex-coordenador das campanhas de Lula e da Dilma no Maranhão, o técnico da Eletronorte, Evandro Sousa.

Segundo Evandro, a agenda do ex-presidente no estado não está privilegiando politicamente o PT maranhense, mas sim o governador Flávio Dino, o que, na avaliação do petista é erro estratégico do partido e da atual direção.

“A agenda tal como está sendo pensada só engradece o governador Flávio Dino, que pode até capitalizar o movimento sem nenhum problema quanto a isso, mas o Lula não é do PCdoB, mas sim do PT. Penso que o comando nacional do partido acertou na retomada das viagens do companheiro pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste onde tem muito que o mostrar, inclusive no Maranhão. Mas a direção estadual tem que ter o cuidado para não transformar a programação no sentido de apenas fortalecer o PCdoB. Em Timon, por exemplo, será só água com açúcar, é mais interessante fazer em Caxias onde o PT tem participação destacada no governo municipal. O fato é que da forma como está sendo trabalhada, essa agenda pode esconder o Lula e privilegiar apenas o governador com almoço e foto no Palácio dos Leões. Acho que há um receio de que, com a vinda do Lula ao Maranhão, o PT apareça e se fortaleça mais do que o PCdoB e do que o governador. E olha que ao invés de crescer no âmbito do Governo do Estado o PT está minguando, basta ver que na imprensa já sai notícias que o partido vai perder uma importante Secretaria para o DEM. Enfim, essa agenda é estratégica para o PT, avaliou Evandro Sousa.

Uma agenda alternativa

Evandro Sousa avisou que vai propor ao conjunto das forças políticas do PT uma agenda alternativa que qualifique e fortaleça o PT, que faça o partido se colocar em condição de protagonista na passagem de Lula no Maranhão.

“Comuniquei aos companheiros de diferentes correntes internas que apresentarei uma proposta alternativa a essa agenda que querem impor que, no meu entendimento e de outros companheiros, não fortalece o PT. Avaliamos que é preciso ter uma agenda que coloque Lula em contato com o povo, com os movimentos sociais, com setores do empresariado, na Assembleia Legislativa, com a academia e uma boa coletiva com a imprensa. Ou seja, tem que ser uma agenda do tamanho do Lula e do tamanho do PT”, assegurou.

Não é possível saber se o Evandro Sousa obterá sucesso no seu  intento de mudar a programação de Lula no Maranhão, mas que está correto em muito das suas colocações não há como negar.

É aguardar e conferir.

6 comentários em ““Agenda de Lula no MA deve ser para fortalecer o PT e não o governador”, diz petista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *